Sobre a Revista

A Sendas - Revista de Extensão, Arte e Cultura é uma revista do Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com fluxo e publicação contínua, disponibilizada nacionalmente e internacionalmente por meio da internet e recebe trabalhos da sociedade em geral. É destinada às publicações com caráter de divulgação de manifestações artístico-culturais e/ou de difusão de atividades extensionistas, sendo estas relacionadas às áreas Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Tecnologia e Produção. Ela publica artigos, resumos expandidos, literatura, música, fotografias, pinturas, escultura, artes gráficas, artesanato artístico, cinema e história em quadrinhos (HQ) em português.

ISSN: 2965-033X

Edição Atual

v. 1 n. 1 (2022): Lançamento da Revista Sendas

Estimadas leitoras, estimados leitores!

É com imensa satisfação que compartilho com vocês a SENDAS – Revista de Extensão, Arte e Cultura – que em sua primeira edição foi destinada à publicação de resumos expandidos oriundos de experiências extensionistas apresentadas no I Congresso de Extensão e Cultura (I CONEX) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Aliás, devo destacar que o tema proposto para o I CONEX - Perspectivas e Desafios da Extensão Universitária na UFAPE - vai ao encontro dos caminhos percorridos, até agora, na criação de uma revista científica diferenciada que, para além da ciência, traz consigo a diversidade artístico-cultural da sociedade.

De forma sucinta, a criação da revista Sendas foi marcada por reflexões no tocante à necessidade de potenciar um espaço compartilhado de Arte e Cultura e pela sinergia e confluência de ações práticas de extensionistas, ora impressas aqui, como (re)conhecimento dos papéis de coletivos junto à coletividade. Importante destacar, ainda, a bem-aventurança da nossa revista como partilhas das manifestações populares artístico-culturais não acadêmicas. Uma sensatez de seu corpo editorial no chamamento de vozes da orla da sociedade a darem sentidos às existências que edificam a hegemônica pluralidade social, tão bradada no meio acadêmico.

Trata-se, a partir daqui, da consolidação das expressões literárias e audiovisuais - científicas e artísticos-culturais - de SENDAS (re)construídas em meio aos vieses que cerceiam a Ciência e a Cultura no Brasil. E diante dessa resistência, que enveredamos por novas sendas e que nos reconhecemos como vanguardistas de uma forma progressista no comunicar e difundir a Extensão, a Arte e a Cultura. Ainda, tomando por base o sentido figurado de SENDAS é que as densas realidades se expressam e (re)significam rumos, direções, caminhos… travessias. Então, com esta edição, SENDAS está nascida  dentro das nossas veias regionais, científicas e artístico-culturais. Mas, se desenvolve em direção transfronteiriça, primando, de forma desmedida, pelo espaço mundano de expressões plurais que dignificam a existência humana na ciência, na arte e na cultura, por meio dos fazeres da Extensão e da Arte e Cultura.

Sejam bem-vindas e bem-vindos a este espaço! Desejo boa leitura e aproveito para convidá-los a realizarem suas publicações em SENDAS!

Profa. Dra. Lucilene Simões Mattos
Editora Chefe
Sendas – Revista de Extensão, Arte e Cultura – PREC/UFAPE 

Publicado: 2022-12-17

Edição completa

Resumos expandidos

Ver Todas as Edições